Departamento de Administração – Macaé

Atividades Complementares

São consideradas atividades complementares aquelas realizadas dentro ou fora do campus da Universidade Federal Fluminense, sob a forma de cursos, palestras, seminários, congressos, conferências, oficinas, pesquisas, monitorias, visitas técnicas, feiras e exposições profissionais em entidades educacionais, estudantis ou profissionais, privadas ou públicas . Tais atividades devem ser adequadas à formação complementar do aluno. Considera-se a participação do aluno, na forma passiva ou ativa, ou seja, na condição de “participante” ou “palestrante / instrutor / apresentador”.
 
A prestação de serviços à comunidade é também considerada como atividade complementar, desde que envolva questões ligadas à cidadania, família, saúde, educação e/ou moradia e seja realizada através de entidades públicas ou privadas, de caráter filantrópico e estejam diretamente ligadas à área técnica de abrangência do curso de Administração.
 
Também serão consideradas atividades complementares as disciplinas cursadas, paralelamente, em outros cursos de graduação, em instituição de ensino superior públicas ou privadas, que tenham implicações ou correlações com o campo de atuação do Administrador e que não tenham sido utilizadas para integralizar a carga horária total do curso.
Os procedimentos para o Estágio, Atividades Complementares e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, no âmbito deste projeto pedagógico, serão elaborados e aprovados pela Assembléia Departamental e pelo Conselho do Curso.

CARGA HORÁRIA MINIMA 210 HORAS