Departamento de Administração – Macaé

Grupos de pesquisa

Gestão de pessoas e subjetividade na área de Petróleo e Gás
Coordenação : Profa Izabela Taveira ( UFF) Vice coordenadação : Prof Thiago Gomes ( UFRJ)

  • Resumo: O campo de conhecimento de gestão de pessoas no contexto organizacional e da sociedade civil organizada merecem destaque no tocante às responsabilidades éticas das organizações como exigências inadiáveis num mundo globalizado, desigual e com recursos limitados. O cenário em exame está sendo, metamorfoseado pelas transformações advindas da globalização e internacionalização dos negócios, especialmente no setor de petróleo e Gás, o qual possui especificidades raramente estudadas na realidade brasileira. As transformações em tal setor modificaram a natureza do trabalho e, por extensão, o profissional requerido pelo mercado offshore na sociedade atual. A racionalidade e o tecnicismo nos processos produtivos ignoram questões subjetivas que desumanizam as relações de trabalho. As exigências de equilíbrio entre resultados de negócio e qualidade de vida é um dos efeitos visíveis do processo. Assim, consideramos de muita relevância a criação de um espaço de discussão, de diálogo, que envolva os diferentes segmentos envolvidos: as empresas, os trabalhadores, o governo e a sociedade na promoção de ações que promovam mudanças na qualidade de vida e na estrutura que perpetua o quadro de assimetria no mundo do trabalho. Se por um lado à adoção de políticas de qualidade de vida no trabalho, pelas organizações pode se transformar imprescindível, em face de seu caráter transversal, por outro lado há uma constante linha de tensão na perspectiva dos interesses subjacentes, no alcance e efetividade de tais ações. No tocante as práticas, são necessárias análises de quem responde por seus desdobramentos (gestores, trabalhadores, grupos e/ou organizações). As pesquisas e conhecimentos gerados enfatizarão as dimensões da gestão de pessoas, especialmente da qualidade de vida no trabalho, em sua operacionalização por parte das organizações, bem como processos de ensino que visem a incorporação desse tema na formação do profissional da administração e áreas afins. Endereço do grupo de pesquisa no CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1523566670862582.
  • Pesquisadores: Izabela Maria Rezende Taveira, Fabio Siqueira, Thiago Gomes da Silva e Suzana Canez da Cruz Lima.
  • Estudantes: Luiza Rezende, Carolina Rosf, Davy dos Santos Targino Pereira, Leandro Nunes, Matheus Santos e Cassio Gabriel Oliveira da Silva.

Estudos sobre o Comportamento do Consumidor no Brasil
Coordenação: Renata Céli Moreira da Silva Paula

  • Descrição: Uma das áreas temáticas do Marketing é o Comportamento do Consumidor. Estudar o consumo e suas motivações é algo relevante para os profissionais de marketing entenderem melhor o que o consumidor necessita e deseja. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver estudos diversos sobre o comportamento do consumidor no Brasil.
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Anticonsumo no Brasil
Coordenação: Renata Céli Moreira da Silva Paula

  • Descrição: Comportamentos anticonsumo têm crescido no Brasil. Consumidores preocupados com os impactos globais, consumidores que boicotam produtos ou marcas específicas e consumidores que resolvem reduzir o consumo como um todo adotando um estilo de vida minimalista pautado na simplicidade voluntária são alguns exemplos desses anticonsumidores. O projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar práticas de anticonsumo no Brasil..

Os desafios encontrados na inclusão de pessoas com deficiência física e mental em empresas de Macaé
Coordenação: Profa Isabel Balloussier Cerchiaro (UFF)

  • Descrição: esta pesquisa tem como objetivo verificar como os profissionais da área de recrutamento e seleção que trabalham nas empresas de Macaé/RJ tem atuado na promoção da diversidade, especificamente sobre a contratação de portadores de necessidades físicas ou mentais em tais ambientes. para se atingir este objetivo será analisado a percepção dos profissionais acerca do assunto, identificando as dificuldades enfrentadas por eles nos processos de recrutamento e seleção, bem como as dificuldades percebidas por eles na implementação de políticas que visam a diversidade da mão de obra no setor de óleo e gás.

Qualidade de vida no trabalho, produtividade e evasão na universidade
Coordenação: Profa Isabel Balloussier Cerchiaro (UFF)

  • Descrição: este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a crise politica e econômica nas universidades publica e o impacto na relações de trabalho, qualidade de vida no trabalho, produtivismo acadêmico, adoecimento e afastamentos dos docentes e na evasão universitária dos alunos. será analisado a satisfação dos alunos de um curso de administração em relação a sua formação, a satisfação dos professores com a sua qualidade de vida no trabalho e a satisfação do mercado de trabalho de Macaé com a qualidade da formação dos alunos desta instituição.

Cultura Organizacional, gestão da diversidade e Liderança no mercado de trabalho de petróleo e gás
Coordenação: Profa Isabel Balloussier Cerchiaro (UFF)

  • Descrição: Este projeto tem como objetivo estudar o perfil de liderança praticado no mercado de trabalho em Macaé.Pretende-se estudar a representação de liderança idealizada e comparar com a percepção sobre aquela que é praticada especialmente no ramo de petrÓoleo e gás. Do mesmo modo serão analisadas as expectativas dos liderados em relação a suas respectivas lideranças e o impacto na satisfação e produtividade dos mesmos. Pretende-se entender quais perfis de liderança impactam positivamente e negativamente na produtividade saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho no mercado de trabalho de Macaé. Também será analisada a relação entre a cultura organizacional e seu impacto na gestão da diversidade e na qualidade na formação e desenvolvimento das lideranças.