Departamento de Administração – Macaé

Extensão

  • Laboratório de Empreendedorismo de Macaé – LESUFF (Ailton da Silva Ferreira e Denise Cristina de Oliveira Nascimento, Luciano José de Oliveira, Leonard Barreto Moreira e Daniele Fernandes Rodrigues)
    • Laboratório de Empreendedorismo de Macaé (LaBem): O laboratório de empreendedorismo ajuda a experimentar novas ideias, testar e co-criar, área de gestão, marketing, produção, administração publica, logística e logística do turismo na região norte fluminense, em especial no eixo Macaé, Campos dos Goytacazes e são joão da barra pelo seu potencial econômico. Digital Business: O projeto Digital Business busca estreitar a relação entre a universidade e o mundo dos negócios digitais, por meio de palestras, fóruns e outros eventos com participação e integração de empresários, investidores, pesquisadores e estudantes. Este projeto visa ao estudo pratico, onde professores de macaé dentro de suas áreas irão fazer atendimento gratuito desenvolvendo planos financeiros, estratégicos de marketing e produção para essas regiões. Os alunos ficaram na coordenação de ensino desenvolvendo trabalhos a população de forma gratuita e apoiando também a empresa júnior recém formada. Os professores dentro de suas áreas de expertise administração publica (Giuliano alves borba), Logística e Produção (Ailton da Silva Ferreira), Marketing (Isabel icerchiaro), Gestão da qualidade e Gestão de pessoas (Denise cristina de oliveira nascimento),Gestão de Projetos (Ernani Saraiva) estão apoiando o projeto, pois temos muitos alunos esse semestre em vulnerabilidade econômica
  • Empreendedorismo na Escola (Luciano José de Oliveira, Ailton da Silva Ferreira e Denise Cristina de Oliveira Nascimento)
    • No projeto de extensão, será realizado um conjunto de oficinas utilizando-se de uma abordagem que propõe a promoção de habilidades empreendedoras em alunos de educação básica por meio do ensino de sustentabilidade. Utilizou-se, como base, o conceito de sistemas produto-serviço. Este trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de um projeto de extensão que envolve o ensino de uma postura empreendedora frente a questões de sustentabilidade. Será realizadas 18 oficinas em escolas de educação básica de macaé, o que poderá resultar em um conjunto de 30 ideias sustentáveis para empresas. Com esta ação de extensão pode se verificar o interesse dos alunos em relação aos temas e a abordagem adotada, bem como o estimulo à criatividade, por ela proporcionada. Nesta ação de extensão, serão estimuladas as dinâmicas utilizando o conceito de mapas conceituais, técnica de mímica, técnica de brainstorm, representações teatrais, brincadeira da teia, votação de melhores ideias e outras formas lúdicas de desenvolver as habilidades empreendedoras. Fazendo com que estimule planos de negócios e empreendedorismo em alunos do segundo grau.
  • Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão – Gestão, Interdisciplinaridade, Práticas e Políticas Públicas (Lapeex – Gipp ) (Giuliano Alves Borba)
    • Descrição: O Lapeex – Gipp acredita na concepção de Estado enquanto querer comum, e nesta seara, objetiva aumentar a eficiência das instituições públicas, reduzindo as assimetrias relativas ao papel do Estado, a partir de uma atuação local. Disseminar análises de desenvolvimento, práticas e políticas públicas de cunho social, científico e educacional perante agentes políticos, instituições públicas, em especial Conselhos Municipais e gestores de escolas. Compartilhar estudos de potencialidades locais, envolvendo ações junto ao empresariado local, entidades e organizações da sociedade civil, amparando-se em pesquisa acadêmica de seus estudantes participantes. Promover a inovação do setor público, ao mesmo tempo, incentivar parcerias com o setor privado produtivo.
  • Avaliação de carbonatos com inteligência computacional com resposta do perfil de indução (Ailton da Silva Ferreira)
    • Este projeto tem como características a simulação com algoritmo genético em perfis. Na indústria do petróleo atualmente as inovações são necessárias pelos desafios propostos a exploração do petróleo. As camadas de sal registram altos níveis de pressão e temperatura e apresentam consistência semelhante à de um material plástico, o que pode comprometer as perfurações e obstruir poços já abertos. Daí a importância do conhecimento das variações de espessura dessa camada geológica e da temperatura das rochas em grandes profundidades que pode chegar a até 140 graus centígrados.
  • Planejamento da produção em um ERP de código aberto (Ailton da Silva Ferreira)
    • Necessidade das empresas serem mais competitivas passa pelo melhor conhecimento da sua própria realidade e da utilização de técnicas e ferramentas para a tomada de decisão e para o projeto de sistemas de empresa, mais adequadas e confiáveis. A dissertação tem por objetivo propor um modelo de referência para o módulo de planejamento da produção de um sistema integrado de gestão da produção e de código aberto. A dissertação enfatiza a importância da definição de metodologias e linguagens de modelagem. E em especifico a utilização de modelos de referência para o desenvolvimento de sistemas integrados de gestão.
  • Projeto de extensão Café “CAFÉ COM RH: promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida dentro e fora do trabalho em Macaé” (Coordenação : Profa Izabela Taveira ( UFF) ; Vice coordenação: Suzana Lima)
    • O projeto de extensão “CAFÉ COM RH: promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida dentro e fora do trabalho em Macaé” é um projeto do departamento de administração do Instituto de ciências da sociedade da UFF em Macaé. Foi criado em 2012 está registrado da PROEX /UFF e no MEC ( SIGProj N°: 322372.1760.125122.11022019). No início de 2013 concorreu ao financiamento oferecido pelo MEC por meio do edital Proext 2014/MEC. Ficou em primeiro lugar na linha “saúde do trabalhador”, obtendo, assim, verba para financiar a maior parte de suas atividades em 2014. O projeto tem como o objetivo capacitar e conscientizar a comunidade Macaense sobre as questões relacionadas a Qualidade de Vida dentro e fora do trabalho. Acreditamos que as lideranças em geral e principalmente as áreas de RH, responsabilidade social, saúde e segurança das empresas compartilham do enorme desafio de desenvolver seres humanos melhores em prol dos interesses não apenas das organizações mas de toda a sociedade de modo sustentável. Assim desejamos cooperar para a cooperação e dialogo entre lideres e tais áreas tendo como foco a promoção da qualidade de vida dentro e fora do trabalho. O objetivo principal do projeto é trazer discussões com um olhar diferenciado sobre os temas: qualidade de vida dentro e fora do trabalho, gestão de pessoas, Sustentabilidade, Responsabilidade Social , saúde e segurança no trabalho. Desejamos capacitar trabalhadores, profissionais, gestores, estudantes e moradores da comunidade para ter um olhar critico e reflexivo sobre a realidade do mundo do trabalho de modo a torna-lo mais sustentável. Procuramos trazer o fazer profissional para dentro da universidade e levar o saber para fora da universidade de modo de modo a mostrar que na lógica das competências o “saber fazer” é o que importa . Neste sentido não existe um maior suposto saber ( Nem o teórico nem o da prática) já que todos são interdependentes sendo assim necessário assim uma constante aproximação e dialogo entre sociedade e universidade . Com o objetivo de popularizar a ciência temos as seguintes atividades/serviços:
      • Palestras e rodas de conversas dentro das empresas, escolas e na universidade;Pesquisas personalizadas; Fóruns de discussão, mini cursos, palestras, online e presenciais;
      • Biblioteca virtual; CHAT SOS Trabalhador /Empregador /Estudante; Divulgação de vagas de empregos para auxiliar a recolocação profissional; Programas de desenvolvimento de liderança;
      • Redes sociais com informações e reflexões importantes sobre o mundo do trabalho e universitário
    • Para mais informações, acesse nosso site http://www.caferhuffmacae.com.br/ e nos acompanhe através do nosso blog http://caferhuffmacae.blogspot.com/
  • LAPEEX – PSOT – Laboratório de Pesquisa , ensino e extensão ” Pessoas, Subjetividade , Organizações e Trabalho” (Coordenação : Profa Izabela Taveira ( UFF))
    • Este laboratórioa agrega as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à área de gestão e desenvolvimento de pessoas comuma  proposta é inter, trans e multidisciplinar.
    • Fazem parte deste laboratório o Projeto de extensão Café  “CAFÉ COM RH: promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida dentro e fora do trabalho em Macaé”  (SIGProj N°: 322372.1760.125122.11022019) e o grupo de pesquisa “Gestão de pessoas e subjetividade na área de Petróleo e Gás” ( Endereço do grupo de pesquisa no CNPQ:dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1523566670862582. )
  • Cine-Debate UFF (Coordenação: Profa Isabel Balloussier Cerchiaro)
    • Descrição: O Cine Debate UFF é um projeto de extensão, iniciado no segundo semestre de 2013, Com a idéia central de promover debates intercursos com a participação de diversos docentes em torno de temas específicos, como organizações, liderança, responsabilidade social, marketing, recursos humanos, diversidade, mudança, problemas sociais e outros extraídos dos filmes, bem como das obras cinematográficas. Esses temas são, na verdade, os elementos geradores que promovem o debate, à luz do ensino e da pesquisa. É, fundamentalmente, um espaço de produção de conhecimento que associa a teoria e prática em crítica cinematográfica ao debate, visando atingir o conhecimento a partir do cinema..